Sexta-feira, 13 de Agosto de 2010

- Glutamina, o que é?

O Poder da Glutamina

Para a maioria das pessoas, a glutamina é apenas um dos 20 aminoácidos que são utilizados para fazer proteínas. Não é ainda considerada como um aminoácido essencial, porque o corpo é capaz de produzir para si próprio. No entanto, glutamina pode ser o único aminoácido mais importante no organismo para criar um ambiente anabólico no músculo e protegendo-nos dos malefícios do overtraining.

Parece quase inacreditável que um único, livre aminoácido poderia realizar tantas coisas no corpo. A importância da glutamina é sub-apreciada pela sua própria abundância. Embora todos os tecidos corporais contém glutamina, muitos tecidos contém níveis muito elevados, glutamina é o aminoácido mais abundante no músculo. Quando alguma coisa é normalmente encontrado em grandes quantidades no corpo, é porque terá uma função importante, especialmente nos tecidos que contêm a maior parte. A questão é, o que acontece quando o nosso corpo é colocado sob stress e os níveis de glutamina começam a cair? Isto é exactamente o que está a ser questionado sobre os efeitos do exercício, que podem reduzir rapidamente os níveis de glutamina nos músculos e plasma.

Metabolismo da Glutamina

glutamina é considerada um aminoácido não essencial, uma vez que é feita pelo organismo e não é absolutamente necessário obter através da dieta. Ainda que seja obtido glutamina através da nossa dieta, é necessário que o organismo produza mais para satisfazer as enormes quantidades exigidas.

Os principais tecidos no corpo humano para a produção de glutamina é o músculo. O músculo é capaz de combinar amônia com o ácidos glutâmico para formar glutamina. A produção de glutamina no músculo é tão grande que é responsável por mais de 60% dos aminoácidos livres presentes nas células musculares. Estes grandes armazéns musculares também contém a maioria das reservas de glutamina no corpo, que podem liberar glutamina para a manutenção dos níveis de plasma ou fornecer glutamina a outros tecidos.

Os Efeitos do Stress na Glutamina

Sob condições fisiológicas normais o organismo pode produzir toda a glutamina que necessita. Um delicado equilíbrio é mantido entre os tecidos que produzem e libertam glutamina e aqueles que estão dependentes nela. O motivo pela qual tantos tecidos necessitam de glutamina é devido ao seu número de aplicações no corpo humano. A glutamina regula os níveis de amônio nos tecidos, o que pode ser tóxico para células do organismo. A amônia é usada para produzir glutamina que será libertado posteriormente no sangue. Aqui, a glutamina é transferida para outros tecidos, para ser usado como combustível, sendo mais requisitada pelas células do sistema imunitário. A glutamina está directamente envolvida na regulação da síntese protéica e degradação e é um poderoso estimulador anabólico. Por estas razões, a glutamina é talvez um dos mais versáteis aminoácidos no organismo.

Estrutura da Glutamina

Estrutura da Glutamina

Quando a fisiologia do corpo é alterada por factores tais como o stress ou a doença, as suas necessidades de glutamina extra podem mudar drasticamente. Uma forma de stress que ocorre quando o corpo está sujeito a treinos intensos e com grandes cargas. Durante este treino, a utilização de glutamina por outros órgãos do corpo aumenta em resposta ao stress corporal. Como resultado, os níveis plasmáticos começam a cair drasticamente. Para repor esses níveis, os músculos começam a libertar as suas reservas de glutamina no sangue.

O exercícios intenso também causar a produção de ácido láctico e de amónio pelos músculos. Para lidar com esses produtos tóxicos, a produção de glutamina a partir de glutamato e amônia também é aumentada. Este extra de glutamina é rapidamente transportado para o sangue a um tal grau que os níveis plasmáticos de glutamina começam a crescer dentro de cinco minutos, ou seja, durante o treino. Como resultado, muitos dos tecidos que necessitam de glutamina, e não a podem produzir, são fornecidos com amplos fornecimentos durante o exercício físico. O problema é que os músculos estão com as reservas de glutamina sempre a descrescer.

O exercício físico intenso também pode causar a libertação de hormonas catabólicas, tais como os corticosteróides. Estes glicocorticóides também contribuem para o esgotamento das reservas de glutamina no músculo, aumentando a libertação de glutamina a partir de células musculares. Estas hormonas catabólicas podem causar a libertação continua de glutamina, mesmo após o treino. O resultado final é a redução das reservas de glutamina nos músculos.

O Estímulo Anabólico

A glutamina é conhecida por promover condições anabolizantes em células musculares e aumentar a taxa de síntese protéica. Por muito tempo pensou-se que a glutamina era responsável pelo estado anabólico, mas não, parece que a glutamina afecta indirectamente promovendo o crescimento através da hidratação provocada nas células musculares.

A quantidade de água nas células pode mudar em questão de minutos, passando de um estado plenamente hidratado para um estado de desidratação. Verificou-se que a quantidade de água no interior de uma célula pode alterar o seu metabolismo, em especial a síntese protéica. Quando as células estão inchadas com água, há uma inibição da degradação de proteínas, glicogênio e glicose. Também estimula a síntese de glicogénio e de proteínas. Se uma célula fica desidratada, ela encolhe e imediatamente vai para um estado catabólico que quebra as proteínas vitais do músculo.

Estudos têm demonstrado que, se células musculares isoladas são colocadas numa solução que contém insulina e aminoácidos, a insulina conduz aminoácidos para as células musculares aumentando a síntese protéica. A síntese protéica também pode ser aumentada pela colocação de água pura nas células, causando um inchaço . Curiosamente, quando é colocado uma solução de sal, as células então imediatamente num estado catabólico drenando a água. Assim, afigura-se que o inchaço da célula é necessário para manter um estado anabólico.

Quando os níveis de glutamina estão altos nas células musculares, há um estimulo e dá-se a entrada de outros aminoácidos na célula. Os aminoácidos não podem entrar directamente na célula muscular, mas deve ser levado por um sistema de transporte. A única coisa sobre este sistema de transporte é que, quando se permite que um aminoácido entra, ele também permite a entrada de sódio aumentando os níveis de sódio no interior do músculo. Este excesso de sódio provoca a água ser absorvida através da membrana da célula promovendo um estado anabólico.

Quando os níveis de glutamina estão baixos depois do exercício, há uma inversão no transporte de aminoácidos e sódio. As células tornam-se desidratadas e ocorre um estado catabólico.

O Papél da Glutamina no Overtraining

O overtraining ocorre quando o volume e a intensidade de treino são exagerados tendo em conta o tempo recuperação do nosso corpo. Quando um atleta começa a entrar na zona overtraining, treinar mais arduamente apenas vai piorar o seu desempenho e levar o seu treino a uma espiral descendente. Neste estado quanto mais o esforço, pior serão os ganhos.

Um motivo pela qual uma pessoa experiencia overtraining é a esgotamento dos níveis de glutamina no seu corpo a ponto de não poder recuperar a tempo. Como explicado anteriormente, um esquema de treino intenso pode danificar as reservas de glutamina . Estudos têm mostrado que, após uma sessão, os níveis de glutamina nos músculos batem fundo fora entre 4 a 6 horas após o exercício e foi necessário mais de 24 horas para recuperar plenamente a níveis anteriores.

É fácil ver que, se uma pessoa treina intensivamente todos os dias vai haver uma forte depleção nas reservas de glutamina não havendo tempo para recuperação. O resultado é que, a cada dia a quantidade de glutamina no músculo é bem mais baixa.

Eventualmente, o músculo vai abaixo de uma quantidade de glutamina necessária para manter um estado anabólico para reverter a uma estado catabólico. Neste estado, quanto mais uma pessoa tentar aumentar os seus níveis de massa muscular maior será a resposta catabólica do corpo. Alguns atletas têm sofrido de overtraining para mais de dois anos e tem sido demonstrado que têm baixos níveis de glutamina plasmática ao longo deste tempo todo. Permanecer durante muito tempo numa situação destas pode danificar o sistema de síntese de glutamina.

Os indivíduos que sofrem de overtraining são mais suscetíveis a doenças e infecções como resultado de uma baixa imunidade. Isto pode ser devido ao papel da glutamina como fonte primária de combustível para as células do sistema imunitário, particularmente os linfócitos e macrófagos. Além disso, a glutamina é utilizada como precursor na síntese de ácidos nucléicos, que são necessárias para a divisão celular.

Pensa-se que quantidades adequadas de intermediários metabólicos essenciais para a construção de moléculas são necessárias para permitir uma resposta rápida quando as células imunitárias são confrontados com um desafio. Durante os períodos de ataques imunológicos, o metabolismo da glutamina é aumentado para suportar a rápida divisão celular, a síntese protéica e a produção de anticorpos e citocinas. Estas células imunitárias dependem do plasma para um fornecimento adequado de glutamina. Se essas entregas não forem cumpridas por parte do plasma, em última instância, será usada a glutamina dos músculos, as células imunitárias não se poderão mobilizar para defender o organismo contra uma infecção. Assim, os baixos níveis de glutamina prejudicam gravemente o sistema imunitário.

 

Os Efeitos Secundários da Glutamina

A suplementação com Glutamina é suficientemente potente para ter propriedades medicinais. Consequentemente, para além das razões atrás mencionadas, é razoável assumir que há certos efeitos secundários na Glutamina, à semelhança de um fármaco.

  • O aumento da quantidade de enzimas no fígado.
  • A produção de urina decresce subitamente e uma dor leve é sentida na zona inferior das costas onde estão os rins.
  • Em muitas pessoas, a Glutamina causa calafrios, vertigens, dores de cabeça, febre, desmaios, aperto de peito e do estômago. A Glutamina também pode provocar taquicardia.
  • O desenvolvimento de uma desordem fisiológica devido ao excesso de Glutamina.
  • O aumento no risco de convulsões.
  • Alguns atletas experienciam disfonia e uma urgência frequente para defecar.
  • Muitas pessoas, que tomam Glutamina à algum tempo, experienciam os efeitos secundários da cor amarela da pele. Diminuição da sensibilidade ao toque, mãos e pés frios, depressão, descoloração dos dedos e das unhas, diminuição da habilidade para concentrar, e um sentimento geral de fraqueza.
  • Outros efeitos secundários da Glutamina são a constipação, indigestão, falta de apetite, náusea, flatulência, entumecimento do ânus, libertação de gases, congestão, garganta seca e com dores, e finalmente rinorréia.

Quais são os Factores de Risco dos Efeitos Secundários da Glutamina ?

A toma de Glutamina não é recomendada a mulheres grávidas ou na fase de amamentação. Convém relembrar que o seu corpo produz naturalmente Glutamina. Já que a Glutamina é um suplemento natural, não deve surgir nenhum dos efeitos secundários mencionados, mas tenha cuidado, o excesso de qualquer coisa pode ser mau. Isto é o caso também da Glutamina. Pode sentir alguns dos efeitos secundários com mais frequência nas seguintes situações:

  • Quando está a sofrer de um destes problemas:
  • 1. Cirrose do fígado.
    2. Problemas nos rins.
    3. Síndrome de Reye.

  • Está a tomar Glutamina a mais. Não é suposto tomar mais de 10 gramas de Glutamina numa refeição e mais de 25 gramas ao todo num dia.

Caso sinta algum dos efeitos secundários da Glutamina, deve cessar imediatamente a suplementação e consultar um médico profissional para as intervenções necessárias.

Carlos Vitorino às 15:27
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